O conteúdo dos materiais didáticos é interdisciplinar, focado no desenvolvimento de competências e habilidades a partir de situações contextualizadas que exploram o cotidiano das crianças. A proposta desenvolve tanto o potencial cognitivo quanto as habilidades socioemocionais, enfatizando o autocontrole, o autocuidado, o autoconhecimento, a empatia e a tomada de decisões, situando a criança em seus contextos local e global.
Livros com atividades para a escola e a família, propondo atividades que desenvolvem a motricidade, a linguagem e as habilidades artísticas.
Todas as páginas do material didático do aluno apresentam orientações para o professor com objetivos, habilidades, encaminhamentos, sugestão de brincadeiras e links da internet para complementar e enriquecer as atividades.
O SEU apresenta as coleções de livro infantil Ecossistema, Histórias Rimadas, Estou Crescendo e Habilidades Socioemocionais. Com elas, incentiva a leitura e engaja a criança em atividades de análise e interpretação que estimulam o pensamento crítico, o conhecimento de mundo e a sensibilidade.
Usar jogos no ensino infantil é uma forma de juntar diversão com educação, porque possibilita a exploração e a invenção de formas criativas de solução de problemas dentro do universo lúdico da criança.
Tomando como mote a história de Lila, sua família, sua escola, sua cidade e seu mundo, os conteúdos e temas transversais são explorados de modo integrado, significativo e pertinente ao longo do material.
Seções como a “Gazeta do Dr. Furão” (jornal) e o Laboratório do Tom (história em quadrinhos) introduzem diferentes gêneros textuais. As narrativas que integram o material desenvolvem a competência leitora em diferentes níveis, recorrendo às melhores práticas de letramento e aquisição da linguagem de modo natural e progressivo.
O material possui uma seção com cenários. De forma lúdica, a criança pode brincar com os personagens sobre o cenário e até criar suas próprias narrativas.
O material didático também contém vários jogos como atividades de fixação de conteúdo de diversos assuntos e disciplinas, utilizando-se de jogos de consciência fonológica, caça-palavra, sudoku, jogo da memória, siga a trilha, entre outros. De forma bem divertida, a criança é introduzida ao raciocínio lógico, à percepção da complexidade e à memória.